quarta-feira, 25 de junho de 2014

Proxy War (Jingi naki tatakai: Dairi sensô) 1973

Depois de dois filmes consecutivos, Kinji Fukasaku trouxe ao mundo uma visão um pouco esgotada sobre o mundo da Yakuza, como sequência de  "Battles Without Honor & Humanity" e "Deadly Fight in Hiroshima", os dois primeiros capítulos da saga The Yakuza Papers. Os dois primeiros filmes funcionaram bem porque eram filmes baseados no caos, que se focavam em determinadas figuras com interessantes histórias para contar. "Proxy War", por outro lado, não tem o coração que os seus antecessores tiveram. Existe como mais uma entrada na série, um pouco estagnada, que diminui um pouco a velocidade da saga.
A terceira entrada dos Yakuza Papers, traz a acção e a carnificina para os anos sessenta. Shozo Hirono (Bunta Sugawara) é uma vez mais a figura central, agora já um veterano da Yakuza, e com a sua própria familia dentro da máfia. A sua situação torna-se ainda mais dolorosa quando por força da situação se vê mais uma vez obrigado a aliar-se a Yamamori (Nobuo Kaneko), o criminoso que pensava que finalmente tinha deixado para trás. Hirono concorda em adoptar um punk loser no seu clã, e fazer dele um homem. Os problemas surgem quando o seu gang se junta a outro clã, o que faz com que alguns membros se sintam menosprezados, e começam uma guerra entre o próprio gang.
Tal como nos filmes anteriores da série, existem muitos chefes, sub-chefes, e todo o tipo de vilões que nem sequer interessam para a história. Este tipo de personagens basicamente existem como carne para canhão. No entanto, há alguns momentos a ter em atenção, onde a violência de Fukasaku está patenteada, e merecem uma olhada. Numa certa cena, a um membro do gang é dito para cortar o dedo, para atenuar os seus erros. Ele sente-se tão culpado, que acaba por cortar a mão inteira. É uma sequência forte, que não chega para salvar o filme, mas pelo menos, serve para manter as coisas interessantes.
Ainda assim, o fantástico primeiro acto, e a personagem de Sugawara são dois factores muito interessantes do filme, e que mantêm os espectadores interessados em seguir o resto da história, nos próximos filmes.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: