sábado, 28 de junho de 2014

Final Episode (Jingi Naki Tatakai: Kanketsu-hen) 1974

Kinji Fukasaku começou a saga The Yakuza Papers com a história de um jovem gangster a tentar sobreviver no pós-guerra de Hiroshima. Mas com "Final Episode", o último capítulo, ele faz um olhar solene para trás para um império criminoso lentamente em colapso, sob o peso do seu próprio veneno. Embora não fiquemos com uma sensação de encerramento, como seria de esperar, Fukasaku encerra "Final Episode" com muita experiência adquirida, garantindo que a conclusão do seu conto épico seja tão convincente como o início.
Enquanto "Battles Without Honor & Humanity" começara no rescaldo da bomba atómica, "Final Episode" começa no aniversário de ocasião tão fatídica. Os anos setenta chegaram, e os gangs da Yakuza que antes governavam em Hiroshima e outras cidades ao longo do país, foram forçados a tomar uma atitude menos ofensiva. Graças às revoltas do povo contra as suas atitudes violentas, as familias mafiosas assumiram estruturas mais corporativas, reorganizando-se em grupos políticos, como a coligação Tensei. Mas, assim como muitos Yakuzas estavam ansiosos por abandonar as suas vidas de gangsters do passado e começar de novo, o fascinio do poder, e os ressentimentos do passado, eram demais para se arrependerem. A coligação Tensei depressa se tornou uma casa dividida, mas a acção continua a circular à volta de Shozo Hirono (Bunta Sugawara). Depois de passar algum tempo na cadeia a escrever as suas memórias, Shozo vai ser libertado em breve...
Ao longo da série muito protagonismo foi dado a Shozo. Tanto que grande parte da história é contada da sua perspectiva, mas os filmes tornavam-se muito mais interessantes quando ele não estava por perto. Com "Final Episode" acontece exactamente isso. Apanhando a acção onde "Police Tactics" tinha terminado, Shozo passa a maior parte do tempo a cumprir pena na prisão. Os eventos que ele previu, dos seus antigos companheiros guerreando entre eles, estão perto de passar, numa história que não requer grande input do seu protagonista. Fukasaku mostra-se mais preocupado com o grande filme que tem em mãos, trazendo à superfície temas que vinha a preparar desde o início. "Final Episode" é uma obra menos pessoal, um mosaico mostrando como as implicações trágicas que uma vida do crime trás, faz efeito em todos os envolvidos, desde o maior dos patrões ao mais dispensável dos bandidos.
"The Yakuza Papers" tem sido comparado ao Padrinho de Coppola, ambos contam histórias da inocência perdida, de pessoas normais, cujas vidas foram mudadas para sempre. Este foi um final em beleza. Acabava aqui a saga.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: