quarta-feira, 3 de abril de 2019

Submarino S. 13 (Men Without Women) 1930

Num bar em Xangai, Weymouth julga ver um homem que supunha morto entre a tripulação do submarino S 13. Dá pelo nome de Burke, mas chamava-se Quartermaine quando Weymouth investigou o afundamento do seu barco, concluindo que fora ele quem passara a informação aos
alemães, assim ilibando a sua noiva, Lady Patrícia. Já a bordo do S 13, o submarino colide no alto mar com outro barco, imobilizando-se no fundo. Price toma o comando com o apoio da experiência de Burke. Há que salvar os homens do fundo do mar.
Filmado sob a direcção de John Ford, com um olhar atento ao realismo, com a narrativa a ser assinada por Ford e James K. McGuinness, e diálogos de Dudley Nicholas. Trata-se de um estudo pictórico no qual alguns momentos de comédia vem em socorro de interlúdios dramáticos e incisivos. É evidente que ao longo do filme Ford teve assistência naval para filmar as suas cenas, que são muito bem conseguidas a nível técnico. Ao mostrar o conflito da guerra na superfície dos Mares da China, à procura de um submarino afundado que tenha sido assaltado por um navio a vapor, Ford consegue tomar proveito do mar revolto e da contra iluminação. Os personagens são maravilhosamente reais, sejam eles homens nervosos ou sombrios, ou aqueles que pensam tanto nos outros como em si mesmo.
A versão sonora deste filme, perdeu-se. O que sobrou foi a International Sound Version, o que quer dizer que a maior parte do diálogo é transmitida através de legendas, mas a partitura musical, as músicas, e os efeitos sonoros da versão sonora permanecem. Por isso, o que vão ver, é uma espécie de filme mudo, com som. 
Fiquem atentos para ver se descobrem John Wayne, numa interpretação não creditada onde ele interpreta um operador de rádio num dos navios de resgate.

Link
Imdb

Sem comentários: