segunda-feira, 1 de abril de 2019

Born Reckless (Born Reckless) 1930

Um gangster chamado Louis Beretti (Edmund Lowe) é envolvido num roubo de joias e levado perante o juiz. A guerra tinha começado, e esperando ser reeleito o juiz oferece a Louis e aos seus dois comparsas a alternativa de, ou irem para a cadeia, ou irem lutar para a guerra. Se eles provarem que são dignos, o juiz irá libertá-los. Louis vai regressar como um herói da guerra…mas há grandes hipóteses de voltar ao mundo do crime.
Começamos este ciclo com aquilo que podemos chamar "o pior". "Born Reckless" é considerado quase unanimemente como um dos piores filmes de Ford. O próprio realizador concordava com isso, pois realizador disse o seguinte numa entrevista a Peter Bogdanovich: "Não era boa história - uma coisa sobre gangsters - e no meio da fita, eles partiam para a guerra; por isso metemos um cómico jogo de baseball em França. Eu estava interessado nisso. Naqueles tempos, quando os scripts eram obtusos,  melhor que podíamos tentar fazer era meter um pouco de comédia".
O resultado seria uma grande salada russa, e o filme aproxima-se da comédia, do filme de gangsters, e do drama, mas no fim não é nada dessas coisas. Há alguns momentos agradáveis de camaradagem entre os soldados, mas uma fez que o filme regressa para as selvas de Nova Iorque torna-se em algo bastante rígido.
O cinema falado estava a chegar, e com ele muitas modificações no cinema de Hollywood. Seria neste ano que se estrearia Dudley Nicholas, que entre as décadas de 30 e 50 se transformaria num dos argumentistas mais influentes, trabalhando com Ford em filmes como "The Informer" ou "Stagecoach". Nichols será o argumentista de doze dos filmes que veremos neste ciclo, sendo o principal colaborador de Ford nesta fase da sua carreira.
Legendas em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: