terça-feira, 16 de abril de 2019

Steamboat Round the Bend (Steamboat Round the Bend) 1935

John Pearly é um vigarista afável na viragem do século que vende um remédio patenteado cujo ingrediente principal é whiskey. Ressuscita um barco a vapor destruído com uma tripulação improvisada e desafia o respeitável mas arrogante Capitão Eli para uma corrida pelo rio. Pearly espera que o seu sobrinho Duke seja o piloto, mas o jovem é acusado de assassinar um "rato do pântano" que ameaçou a honra da sua namorada.
Último filme de Will Rogers (o tal actor mais famoso do mundo em 1935), estreado já depois da sua morte num trágico acidente de avião, é similar em muitos aspectos às colaborações anteriores com o realizador John Ford: mais uma vez Rogers interpreta um tipo descontraído e mais do que disposto a ir contra as normas sociais para fazer o que é "certo". O seu personagem não é tão nobre desta vez, ao contrário de um médico, como é "Doctor Bull", ou um juiz, em"Judge Priest", ele é inicialmente um vendedor de óleo de cobra, um "falso médico", que espera gerir um barco a vapor.
Tal como o barco a vapor onde grande parte da história se passa, o filme avança num ritmo estável, nunca criando uma sensação de urgência, nem quando Pearly e Belle vagueiam pelo Mississipi em busca de New Moses, o único homem capaz de salvar Duke da forca.
Mesmo assim está longe de ser um bom filme, pelo menos que esteja ao nível da maioria dos filmes de Ford e Will Rogers.

Link
Imdb

Sem comentários: