quinta-feira, 11 de abril de 2019

A Patrulha Perdida (The Lost Patrol) 1934

Durante a campanha no deserto da Mesopotâmia durante a Primeira Guerra Mundial, um comandante de um regimento britânico é morto. Não tendo retransmitido ou registrado as suas ordens recentes, a patrulha de 12 homens não sabe onde está, nem onde se encontram os restantes soldados. Agora, liderados por um sargento corajoso, decidem descansar num forte abandonado onde esperam reforços para lutarem contra os árabes. Mas estes atacam silenciosos durante a noite, e vão matando os homens da patrulha um a um…
"The Lost Patrol" é um filme de John Ford bastante conceituado, baseado no livro de Philip MacDonald chamado "Patrol", que por sua vez já tinha tido uma adaptação para o cinema poucos anos antes, e emprega o conceito de "And Then There Were None", que é utilizado com muito suspense. Contando com Victor McLaglen como protagonista, um actor que viria a participar em inúmeros dos seus filmes, principalmente westerns, e com quem ganharia um Óscar no ano seguinte, em "O Denunciante": McLaglen o de Melhor Actor, Ford o de Melhor Realizador, mas lá já chegaremos. McLaglen tem uma grande interpretação, assim como todo o elenco de apoio, que incluía Boris Karloff, no papel de um fanático religioso que rapidamente perde a cabeça.  
Foi um dos grandes êxitos do realizador desta sua fase inicial do cinema falado, e apesar de hoje em dia estar um pouco datado, talvez por causa da sua história ter sido repetida inúmeras vezes, seria uma obra muito importante na carreira do realizador, que revisitaria continuamente temas semelhantes como o da coragem e covardia em muitos dos seus filmes posteriores.

Link
Imdb

Sem comentários: