domingo, 20 de abril de 2014

Jerry Lewis

No cinema, pode dizer-se que Jerry Lewis é o último dos grandes comediantes americanos, o herdeiro dos mestres do burlesco: Chaplin, Keaton, Harold Lloyd, juntamos-lhe a anarquia dos irmãos Marx e o espírito destrutivo e a paródia do Bucha e do Estica.
Começou a carreira em pequenos espectáculos musicais, e em 1946 forma parelha com Dean Martin, parelha essa que rapidamente se torna um sucesso num casino de Atlantic City, passando depressa para um contrato com a Paramont. Durante vários anos Lewis fez uma série de comédias musicais com Martin, que apesar de trabalhar como dupla, era Lewis acabava por ser o coadjuvante do outro actor. Esta dupla seria desfeita em meados da década de 50.
Seria já na década de sessenta que Jerry se afirmaria em toda a plenitude do seu  talento, assumindo a direcção dos seus próprios filmes. O primeiro é uma obra prima do burlesco, quase mudo, quase uma espécie de colagem de situações absurdas, "Jerry no Grande Hotel". A partir daqui a sua obra constitui uma espantosa sátira ao "american way of life", e ás suas fobias e manias: "O Homem das Mulheres", "As Noites Loucas do Dr. Jerryll", "Jerry 8 3/4", "O Charlatão", etc.
Este nosso pequeno ciclo vai reincidir sobre esta melhor fase da carreira de Lewis, toda entre os anos de 1960 e 1964. Aqui ficam os filmes que poderão ver durante a semana:

Segunda: Jerry no Grande Hotel (The Bellboy, 1960)

Terça: Cinderelo dos Pés Grandes (Cinderfella, 1960)

Quarta: O Homem das Mulheres (The Ladies Man, 1961)

Quinta: As Noites Loucas do Dr. Jerryll (The Nutty Professor. 1963)

Sexta: Jerry 8 3/4 (The Patsy, 1964)


Infelizmente a carreira de Lewis é quase desconhecida para as gerações mais recentes, mas pelo menos os mais velhos lembrar-se-ão de ver os seus filmes nas matinés de Domingo, ou nas lotações esgotadas da RTP. Este ciclo vai servir como um recordar para alguns, e provavelmente, como algo novo para outros.
Nas décadas de 60 e 70, Lewis tinha um culto de seguidores na Europa, especialmente entre os críticos franceses. História que pode ser recordada aqui.
A partir de segunda cá estaremos para o primeiro filme. Até já.

2 comentários:

neomautusiano disse...

Que legal, os filmes do jerry Lewis também tem nomes nada a ver em Portugal, no Brasil a maior parte dos filmes dele tem nomes bestas, apesar de alguns terem a tradução literal do titulo.

Giba Paiva Magalhães disse...

É o mesmo Jerry Lewis e, obviamente, também os mesmos filmes, assim como as matinées de domingo, mas os títulos...
Vamos ver como se chamavam no Brasil:
1. Jerry no Grande Hotel (The Bellboy, 1960) = O MENSAGEIRO TRAPALHÃO
2. Cinderelo dos Pés Grandes (Cinderfella, 1960) = CINDERELO SEM SAPATOS
3. O Homem das Mulheres (The Ladies Man, 1961) = O TERROR DAS MULHERES
4. as Noites Loucas do Dr. Jerryll (The Nutty Professor. 1963) = O PROFESSOR ALOPRADO
5. Jerry 8 3/4 (The Patsy, 1964) = O OTÁRIO
É isso. Grande abraço.