segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jerry no Grande Hotel (The Bellboy) 1960



Em Miami Beach um paquete mudo trabalha no luxuoso Fontainblue Hotel. Apesar de ser um empregado útil e agradável Stanley (Jerry Lewis) também é muito desajeitado, e anda constantemente metido em problemas por causa dos seus erros.
Filme de estreia de Jerry Lewis como realizador, é uma obra quase experimental, sem história, um conjunto de vinhetas cada uma mais cómica do que a anterior. A idéia para este filme surgiu depois de Jerry Lewis ter tentado, com êxito, adiar o seu mais recente filme, "Cinderfella", para a altura do Natal de 1960, onde poderia ter mais sucesso, sobretudo entre o público mais jovem. Era a grande aposta de Lewis para este ano, num filme que contava com um orçamento de 3 milhões de dólares, e uma realização de Frank Tashlin. A Paramont acedeu, mas continuou a exigir um filme de Lewis para o Verão. Foi aí que surgiu a idéia de "The Bellboy", por parte de Jerry Lewis, com um orçamento bem menor, e uma corrida contra o tempo para conseguir terminar o trabalho na altura devida. Acabou por ficar pronto em 26 dias, com realização, argumento, produção e interpretação de Jerry Lewis. Lewis trabalhou muito bem sob pressão, e no fim pode dizer-se que terminou um dos seus melhores filmes, talvez por não ser necessária a auto-consciência encontrada nas suas obras posteriores como realizador.
Jerry Lewis fez este filme como um tributo a Stan Laurel, quem tinha conhecido por volta desta altura, e que vivia num pequeno apartamento em Santa Mónica. Há um pouco de Stan na personagem do bellboy de Lewis, embora a maior parte do papel seja da transição do seu personagem Kid, para uma interpretação mais moderna e adulta. Mesmo assim esta personagem de Lewis é mais consistente. E, claro, também há a influência do Mr. Hulot de Jacques Tati, visto que a personagem de Lewis também é muda.
É um filme irreverente e anarquista, uma saudação à comédia slapstick de Chaplin e Keaton, mas também mostra Lewis a interpretar papéis que não fossem doces e sentimentais (como era costume). Com um orçamento de 900 mil dólares, acabou por arrecadar 10 milhões nas bilheteiras.

Link
Imdb

Sem comentários: