terça-feira, 29 de abril de 2014

Ghidrah, the Three-Headed Monster (San Daikaijû: Chikyû Saidai no Kessen) 1964



Um meteorito enorme caíu na terra, e dele emerge Ghidrah, um monstro do espaço com três cabeças, com a intenção de destruir o Planeta Terra. Ao perceberem o quanto mortal este novo monstro é, as fadas gémeas da Infant Island convocam o monstro Mothra, para comunicar com Godzilla e Rodan, para juntos cooperarem na destruição deste poderoso monstro. Mas com um passado a lutarem entre si, será que os monstros da terra conseguem unir-se ao ponto de destruírem esta ameaça?
Quinta entrada no franchise de Godzilla, este filme marcaria uma grande mudança na história desta saga. Em primeiro lugar, seria o filme em que a Godzilla se tornaria uma criatura boa, e também marcaria um novo rumo para os filmes Kaiju da Toho. Os filmes anteriores não eram muito diferentes dos filmes de monstros de terror americanos, tirando o facto deles aqui serem muito maiores e mais difícil de matar. Godzilla, Rodan, Varan, e Angiras eram basicamente dinossauros disfarçados. Mothra era uma variação dos monstros-insectos que surgiram na sequência de "Them!!. Mogera não era muito diferente de muitos filmes com robots gigantes,  e o monstro de "King Kong vs. Godzilla" era directamente importado de um outro filme americano. Mas King Ghidorah, a fazer aqui a sua primeira aparição, era outro assunto. Um dragão cuspidor de raios, com três cabeças e duas caudas, era de longe mais fantástico do que o universo que Ray Harryhausen estava a criar no stop motion, baseado na mitologia contemporânea. A destruição que este filme provoca no Japão é muito mais elaborada do que qualquer outro trabalho tentado pelo director de efeitos especiais, Eiji Tsubaraya. Infelizmente, "Ghidrah the Three-Headed Monster" também difere de qualquer outra história que tenha sido feita sobre Godzilla anteriormente. A história humana está completamente separada do resto do filme, do embate dos monstros, transmitindo a sensação de que tenha sido montada  a partir de dois filmes paralelos completamente diferentes.
"Ghidrah the Three-Headed Monster"apareceu numa altura em que a série Godzilla se preparava para dar o salto para um território mais amigável. Felizmente isso não torna o filme demasiado infantil, incorporando o suficiente de um espírito extravagante para manter a diversão no espectador.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: