quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Homem das Mulheres (The Ladies Man) 1961



Jerry Lewis é Herbert H. Heebert, um homem que vem de uma relação que o deixou completamente destruído e desiludido com as mulheres. Ironicamente ele apenas consegue trabalho numa pensão lotada de jovens mulheres. Será que ele vai conseguir adaptar-se a esta nova vida?
A maior parte do filme, praticamente sem enredo, passa-se num cenário de três andares, com paredes abertas e escadas sinuosas por onde desliza a câmara de Jerry Lewis, para cima e para baixo, para dentro e para fora, do edifício. Alguns dos gags prolongam-se por muito tempo, mas outros são puro deleite, além da riqueza da côr, que faz deste filme um festim visual, tal como também é "The Nutty Professor".
Realizado no auge da sua fama na Paramount, "The Ladies Man" é realizado, produzido, co-escrito, e ainda interpretado por Jerry Lewis, no seu estilo mais indulgente, ou seja, uma mistura de acção com comédia satírica, sentimentalismo superficial, alguns gags visuais brilhantes, uma personagem central inconsistente, a delirante música de Walter Scharf, e um inevitável cameo de George Raft, tudo misturado num caldeirão de inventividade cinematográfica.
O cenário central do filme é enorme, provavelmente o maior e mais elaborado até ao covil-vulcão de Ken Adam, em You Only Live Twice (1967), da saga 007. Este cenário, com a sua "quarta parede" aberta para a câmera, é como uma colossal casa de bonecas trazida à vida. Mesmo no universo CGI dos dias de hoje, este cenário seria imponente.
O filme em si, é uma colecção de gags irregulares, alguns são apresentados como se estivéssemos perante uma comédia muda, com algumas cenas passadas num silêncio total, mesmo sem haver razão para tal. Em algumas das melhores cenas são visíveis as influências do antigo realizador de Lewis, Frank Tashlin, mas é claramente um filme de Jerry Lewis.
Mel Brooks escreveu o argumento original para este filme, mas uma vez que muita coisa que ele escreveu foi retirada da versão final do filme, ele pediu para retirarem o seu nome dos créditos finais.

Link
Imdb

Sem comentários: