sábado, 6 de junho de 2020

Vida en Sombras (Vida en Sombras) 1948

"Vida en Sombras" conta a história de um homem que desde a infância se apaixona pelo cinema e cresce para se tornar um realizador ou cameraman. Enquanto luta para tirar fotos, casa-se e fica seriamente impressionado pela Guerra Civil Espanhola. A sua vida irá ser entre a luz e a sombra, e mistura-se com um profundo amor pelos filmes, que irá prevalecer no fim.
O que faz de "Vida en Sombras", de Lorenzo Llobet Gracia, um filme tão invulgar, é a repetição.  O início e o final são idênticos. Ou melhor, não há um fim propriamente dito, mesmo que o próprio filme nos tenha convidado a seguir a trajetória do protagonista, ao mesmo tempo e paralelamente à história do cinema em si. É a história invulgar do filme dentro do filme, e ao mesmo tempo a história de um casal. O centro da acção, aquele em volta do qual tudo gira, é causado pela morte da esposa do protagonista, e também do filho ainda não nascido. E este acontecimento essencial coloca "Vida en Sombras" na esteira do cinema de vanguarda europeu e, também, com um precursor do cinema pós-clássico.
Seria a única longa metragem de ficção de Lorenzo Llobet Garcia, um cineasta amador associado a um clube de cinéfilos de Barcelona conhecido como Telúricos (o "underground"), e está cheio de pistas subtis, ou menos subtis, que evocavam o desejo de escapar à Espanha de Franco. Diz-se que as dificuldades que o filme teve com a censura foram por causa do uso do catalão como língua, mas não está garantido. 
Esta versão aqui presente, é um versão completa pré-censura restaurada pela Fimoteca Española e Filmoteca da Catalunya. Tem legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: