sexta-feira, 12 de junho de 2020

Benvindo, Mister Marshall (Bienvenido Mister Marshall) 1953

Na pequena cidade de Villar Del Rio, em Espanha preparam-se para a chegada dos americanos depois do fim da 2ª Guerra Mundial. Os habitantes investem nos preparativos para impressionar os visitantes, esperando poder beneficiar-se do Plano Marshall. Há que pensar bem no que pedir aos novos amigos: um pedido por habitante, nem mais nem menos.
O facto da Espanha ter sido excluída do Plano Marshall (um plano americano de ajuda aos países afectados pela Segunda Guerra Mundial) já era conhecido, não tinham participado directamente na guerra mas tinham apoiado os fascistas e estavam agora sob uma ditadura, é a primeira indicação de que as correntes de subversão são facilmente encontradas no filme. As comédias britânicas da Ealing são talvez a comparação mais próxima próxima de critica social e comédia agradável realizada por artistas populares.
"Bienvenido Mister Marshall" é um dos filmes mais famosos e mais inteligentes da história do cinema espanhol, uma sátira brilhante e ao mesmo tempo minimalista e ambiciosa que utiliza um pequeno enclave bucólico e árido da Andaluzia, condenado a desaparecer devido à inexistência do caminho de ferro e ao esquecimento institucional da ditadura de Franco depois do desastre republicano na Guerra Civil Espanhola, para gozar com a idiossincrasia dos Estados Unidos e do Plano Marshall. 
Além do sucesso comercial, teve um grande impacto internacional que incluem 2 prémios no Festival de Cannes de 1953. Melhor comédia e uma Menção Especial. Legendas em inglês.   

Link
Imdb

Sem comentários: