quinta-feira, 4 de junho de 2020

L'Espoir (L'Espoir) 1945

1937, durante a guerra cívil espanhola, em Terruel. A luta dos republicanos (com muito poucos meios mas grande compromisso) contra o exército fascista do General Franco. Pode ser visto como um testemunho romantizado do do realizador e escritor André Malraux, que se juntou aos republicanos em 1936.
Feito em 1938/39, mas lançado comercialmente em 1945, mostra a defesa da segunda republica espanhola  pela força aérea republicana, filmada no nordeste de Espanha, Teruel, Catalunha e Paris. Durante a Guerra Civil Espanhola as forças republicanas espanholas lutam contra o exército franquista mais bem equipado, nas desoladas montanhas na província de Teruel. Esta luta foi inspirada em eventos reais baseados que lutam contra o exército franquista. Nascem os seguintes heróis: Comandante Peña (José Sempere) , Capitão Muñoz (Andres Mejúto) , Capitão Schreiner (Pedro Codina), um comissário político com alto compromisso chamado Arrignies (Julio Peña) e a valiosa ajuda de um homem do campo chamado (José Maria Lado), todos eles executam una tarefa perigosa: destruir e bombardear uma ponte no caminho para Saragoça, um objectivo fundamental para o avanço das forças rebeldes. Enquanto isso, os camponeses apoiam a Républica e os regugiados fogem do bombardeamento de Teruel e arredores, mas um avião cai e o camponeses resgatam e ajudam os pilotos feridos.
Algures entre o documentário e a ficção, escrito e realizado por André Malraux, baseado num capítulo do seu livro chamado "La Esperanza", inclui cenas espectaculares de brigas de rua, e um bombardeamento, com imagens de arquivo adicionadas. O filme foi mostrado em Paris na Cinemateca Francesa, em 1940, já que era uma produção franco-espanhola, mas o regime de Franco fez pressão para o silenciar. Uma cópia foi encontrada em 1945, e foi novamente exibido, mas seria novamente banido, para só voltar a ser exibido em 1977, depois da morte do General Franco.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: