segunda-feira, 1 de junho de 2020

Raça (Raza) 1942

Quando a Républica Espanhola é declarada em 1931, três irmãos seguem camimhos separados. Um deles, um padre, é morto pelos esquerdistas. Outro, um membro do Governo, trai os ideais tradicionais da sua família. O terceiro, luta ao lado de Franco para defender esses mesmos ideias.
“Raza” pode ser classificado como um dos chamados filmes de guerra patrióticos que foram produzidos em Espanha durante a década de 40, exaltando as glórias do passado do seu país, e distorcendo o seu contexto histórico, a fim de legitimar a implementação do regime de Franco. Além disso, este filme é também conhecido por, o general Francisco Franco, sob o pseudónimo de Jaime de Andrade, ter, ele próprio escrito o argumento. Franco propôs a idéia para o filme, enquanto o recentemente criado Consejo de la Hispanidad, uma instutuição dedicada à difusão da cultura espanhola, apoiava a sua produção.
José Sáenz de Heredia, escolhido de entre os realizadores mais conhecidos da época, ficou encarregado de realizar o filme. Sáenz de Heredia era primo de José António de Rivera, o fundador da Falange e dos chamados Principios del Movimiento, o autêntico corpus ideológico que sustentou o regime de Franco. Além de ter escolhido o realizador, Franco supervisionou pessoalmente todo o elenco, a versão final do argumento, e a montagem do filme, tornando-o u manifesto verdadeiramente propagandista para a sua causa. 
O argumento de Franco também tem fortes conotações autobiográficas. Não é difícil de reconhecer a mãe de Franco em Isabel Acuña sw Churruca, e, mais obviamente, a personagem também partilha o sobrenome da mãe de Franco. Além disso, o personagem José, tal como Franco, também se matriculou na Academia Militar de Toledo, e a sua primeira misssão foi a Marrocos. Pedro, o irmão republicano que finalmente recupera e se identifica com os nacionalistas, é muito parecido com Ramón Franco, o irmão do ditador. A única excepção é a figura paterna, Pedro Churruca, um herói militar que morreu na guerra, tem pouco a ver com pai de Franco, um jogador bêbado que abandonou a família. 
Legendas em espanhol.

Link
Imdb

2 comentários:

Ronan disse...

Há um erro na data do filme, no título. Aparece como sendo de 1972, mas é 1942.

My One Thousand Movies disse...

Obrigado Ronan, foi mesmo distracção :)
Vou postar por ordem cronológica.