quinta-feira, 4 de junho de 2020

Domingo de Carnaval (Domingo de Carnaval) 1945

Passado na atmosfera surreal do advento de Domingo de Carnaval, o início da celebração de 3 dias que culmina com as festividades do Mardi Gras (e inaugura o inicio da Quaresma com a Quarta-Feira das Cinzas) o filme começa com a descoberta de um corpo de um corrector de penhores assassinado. O polícia que vai investigar é Matias (um jovem Fernando Férnan Gomez, em inicio de carreira) que chega a uma lista com vários suspeitos. O principal suspeito é preso, e a sua filha Nieves /Concita Montes) irá iniciar uma investigação paralela.
"Domingo de Carnaval" é um filme sobre os costumes tradicionais da Espanha no inicio do Século 20, e faz parte de uma trilogia que recria o ambiente da época em Madrid, em conjunto com "A Torre dos Sete Corcundas (1944), que já vimos aqui, e que seria completa com "El Crimen de la Calle Bordadores" (1946), todos eles realizados por Edgar Neville. 
É um filme que mistura a investigação policial e intrigas contemporâneas com marcas apropriadas da cultura popular: danças regionais, rituais etnográficos, trajes tradicionalistas, diálogos característicos da comédia de costumes e a representação de toda uma amálgama de entretenimento e jogos sociais, temperados com humor e a familiaridade que aparece nestes momentos de comemoração. Criando um ambiente sinistro e carnavalesco e sustentando a tensão e o suspense do filme através da eficiência da narrativa, Neville não apenas demonstra uma precisão para contar histórias, como também dá um vislumbre da disparidade e instabilidade social e económica que se vivia na época, a vida durante os primeiros tempos da transição do pós-guerra e o entrincheiramento do fascismo.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: