quarta-feira, 24 de junho de 2020

A Vingança (La Venganza) 1957

José Diaz deixa a prisão depois de cumprir uma sentença injusta de 10 anos por assassinato. Voltando à cidade de onde é originário, ele e a irmã, Carmen, planeiam matar Luis, quem pensam ter incriminado José. Apesar das intenções originais, o medo e a miséria que vêm fazem José e Carmen integrar um grupo de trabalho que Luis está a organizar, e daí começa uma uma amizade entre os dois homens.
Realizado por Juan António Bardem, foi o primeiro filme espanhol a ser nomeado para o Óscar de Melhor filme em Lingua Estrangeira. O filme que Bardem originalmente queria chamar de “Los Segadores”, é um drama rural com quadros tradicionais de trabalhos agrícolas e a questão típica da vingança e o confronto entre famílias vizinhas depois de uma briga criminosa. Pode ser visto como uma alegoria à reconciliação entre dois lados.
Brilhante no aspecto estético, com cores vivas em Eastmancolor, a história desenrola-se de uma forma convencional, com uma abordagem romântica previsível e progressiva, embora não tivesse a força de filmes anteriores de Bardem, como "Muerte de un Ciclista" ou "Calle Mayor", que agora vistos a tantos anos de distancia são bem melhores do que este "La Venganza", no entanto seria este filme que além da nomeação do Óscar, também conseguiria uma nomeação para a Palma de Ouro em Cannes.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: