segunda-feira, 29 de junho de 2020

A Sangue Frio (A Sangre Fria) 1959

Carlos é um jovem pobre mas ambicioso que vive nos arredores de Barcelona. Desejando melhorar a vida e ganhar muito dinheiro, mesmo que seja através do crime, irá sugerir a um velho amigo que tem muitos contactos o plano de roubar os escritório da empresa onde trabalhava.
Filmes espanhóis sobre o mundo do crime nos anos 50 e 60 eram escritos sob o restrito escrutínio do Conselho de Censura (JSOC), e a polícia só poderia ser apresentada como eficiente e exemplar em todas as circunstâncias. O final, era portanto, previsível, mas os argumentistas podiam se concentrar em como a policia chegava até lá. Se o filme encobrir a acção policial para não perturbar os censores, isso será compensado pelos fragmentos que oferece de uma Espanha urbana do final dos anos cinquenta (neste caso Barcelona). 
Realizado por um jovem e quase estreante Juan Bosch, um nome que nos vai escapar um pouco neste ciclo, mas que mesmo assim está aqui bem representado, e que durante a década de sessenta foi um artesão que se moveu em vários géneros, e sobretudo na série B. Fez uma trilogia de filmes noir, dos quais este é o melhor exemplo, e também um óptimo exemplo do film noir espanhol que se fazia em Espanha pelo final dos anos 50.
Legendas em inglês

Link
Imdb

Sem comentários: