sábado, 6 de junho de 2020

D. Quixote (Don Quijote de la Mancha) 1947

O velho Alonso Quijano enlouquecido pela leitura de livros de cavaleiros decide ele próprio armar-se em cavaleiro, e abandonar a sua aldeia, acompanhado pelo fiel escudeiro Sancho Panza. Depois de uma série de peripécias os seus amigos tentam trazê-lo de volta a casa e fazê-lo ver a razão.
Em 1947 realizaram-se várias actividades para comemorar o quarto centenário do nascimento de Miguel de Cervantes. Entre os vários projectos e eventos inclui-se uma versão cinematográfica de "Don Quixote de La Mancha", realizada por Rafael Gil, e com produção da Cifesa. Já havia várias versões internacionais deste livro para o cinema, desde os tempos do cinema mudo, mas a versão de Gil era especial: era a primeira versão espanhola do livro de Cervantes, e foi considerada, até aos dias de hoje, como a versão mais fiel ao livro.
O escritor e jornalista Antonio Adab Ojuel, colaborador de Gil em vários argumentos anteriores, ficou encarregue da adaptação, selecionando os episódios mais notáveis do livro, eliminando os relatos incrustados e fazendo uma clara síntese da trama. Rafael Rivelles foi escolhido para o papel principal, enquanto Juan Calvo era o actor escolhido para o papel de Sancho Panza. O grandioso elenco contava ainda com Sara Montiel e Fernando Rey, ambos em inicio de carreira cinematográfica.
Legendas em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: