domingo, 22 de janeiro de 2017

Zoltán Fábri

Zoltán Fábri foi um dos melhores realizadores do pós-Segunda Guerra Mundial, na Hungria. Embora o seu trabalho não tenha inovado muito depois da década de 60, nas duas décadas anteriores foi de grande valor artístico.
Fábri nasceu e foi educado em Budapeste, onde o seu primeiro interesse foi a pintura, estudou nesta área desde 1935 a 1938, na Academia de Belas Artes em Budapeste. Mudou de curso em 1938, quando se matriculou na Academy of Film and Drama, para se tornar encenador. Em 1941 era membro do  Hungarian National Theatre, onde além de dirigir também desenhava cenários, e actuava em peças.
A carreira de Fábri como realizador, descolou já na década de 50, quando decorria o realismo socialismo, e onde trabalhou primeiros como director artístico nos Hunnia Film Studios, para se tornar realizador em 1952.
O seu primeiro filme,  "Gyarmat a fold alatt" (Underground Colony, 1952), era um típico produto da indústria cinematográfica húngara nacionalizada e carregada da propaganda da altura. O tema era sobre uma suposta sabotagem ocidental da produção de petróleo húngara.
O seu primeiro verdadeiro sucesso veio três anos depois, e chamava-se "Korhinta" (Merry-Go-Round, 1955). 20 anos mais tarde, foi considerado pelo crítico Istvan Nemeskurty um dos melhores filmes da história do cinema húngaro. Seria a primeira vez que estaria presente em Cannes,e num festival importante.
Da sua carreira de mais de 20 filmes, poucos estão acessíveis pela internet. Por isso fiz uma pequena selecção de filmes que poderão acompanhar esta semana, ao longo da qual poderão conhecer melhor este realizador.
Aqui ficam os filmes que poderão ver:

- "Korhinta" (1956) - Nomeado para a Palma de Ouro
- "Duvad" (1961) - Nomeado para a Palma de Ouro
- "A pál-Utcai Fiúk" (1969) - Nomeado para o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira
-  "Az ötödik Pecsét" (1976) - Nomeado para o Urso de Ouro
- "Magyarok" (1978) - Nomeado para o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

 Boa semana, espero que seja do vosso agrado.


Sem comentários: