terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Decasia (Decasia) 2002

"Decasia" é o que pode ser chamado de um trabalho de arquivo, reunindo imagens a preto e branco em nitrato de vários filmes antigos, como se para garantir que essas imagens esquecidas permanecessem vivas por muitas gerações - principalmente porque o filme fisicamente se tem deteriorado, tornando este documento de decadência em filme, uma obra em toda a sua beleza e esplendor.
Bill Morrison que dirigiu, produziu e montou, toma como ponto de partida as fascinantes abstracções que o dano produziu, em vez das imagens que estão dentro do filme, e constrói-se a partir daqui. A partir deste ponto de vista, é a deterioração que forma a narrativa, como se fosse uma forma estranha não muito diferente de "The Blob" ou o monstro de "The Forbiden Planet", que aterroriza excertos de filmes mudos e filmagens documentais.
Muitas das imagens que o realizador Bill Morrison escolheu, não são apenas decadentes mas também retratam variações no processo de decadência, imagens de pedras a serem erodidas pelas ondas, distorções de uma casa a arder, e uma mulher a ser bronzeada sob luzes. Além disso, muitas das figuras que povoam estas imagens estão agora confinadas aos anais do anonimato. "Decasia" liga cuidadosamente a sua mensagem ao seu meio, mostrando a mesma fragilidade e transitoriedade tanto do esforço humano como do material fotográfico concebido para comemorá-lo. "Decasia" não é apenas uma festa psicadélica para os olhos, mas também uma lembrança cinematográfica demonstrando que nada perdura e tudo existe em fluxo.
Não esquecer que "Decasia" é uma referência a "Fantasia", com o título a dar uma sugestão de onde o realizador quer chegar.

Link
Imdb

Sem comentários: