sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

The Silence of Dr. Evans (Molchaniye Doktora Ivensa) 1973

Dr Evans, a sua esposa, e alguns outros passageiros são salvos por extraterrestres de um acidente de avião. Um dos aliens humanoides desenvolve um relacionamento especial com o Dr Evans, cujo trabalho científico aspira a prolongar a vida humana. Como primeiro encontro para ambas as partes os dois parecem ter ficado um pouco desapontados com o outro lado, apesar dos aliens terem menos coisas a corrigir.
Este argumento poderia corresponder a um episódio da popular série de televisão "The Twilight Zone", mas acaba por ser uma desculpa para a observação da condição humana a partir de um ponto de vista imparcial. Ou seja, com destaque para os aspectos contraditórios e difíceis de explicar sobre a nossa espécie, para os extraterrestres, que em principio viajam pelo universo para fugir da solidão, e se surpreendem pela forma como os ricos deixam os pobres morrerem de fome, ou não conseguem entender a humanidade como um todo, regido pelas mesmas leis, estabelecendo fronteiras entre similares, levando a disputas na forma de guerra.
A ênfase é no diálogo, e o filme tem acção e efeitos especiais limitados. A exibição de um scotch whisky, e de uma famosa marca de cigarros tentam dar ao espectador a impressão de que o filme é passado em algum sitio da Europa Ocidental. As interpretações são bastante boas, principalmente a de Sergey Bondarchuk, no papel principal, uma espécie de Marcello Mastroianni russo, que contava já com um número elevado de filmes no seu país natal, mas também era conhecido por ser o pai de Natalya Bondarchuk, a protagonista de "Solaris", filme que tinha visto a luz do dia no ano anterior. Era apenas o segundo e último filme de Budimir Metalnikov. 
É um filme muito raro, só o consegui com legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: