quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

The Boys of Paul Street (A Pál Utcai Fiúk) 1969

No final do século 19, em Budapeste, dois grupos de adolescentes envolvem-se numa guerra simulada num dos poucos lotes vagos que restam na cidade. Os Paul Street Boys há muito que consideram o terreno sua propriedade exclusiva, mas agora os temíveis Red Shirts decidiram expulsá-los e tomar conta do lote. Enquanto os preparativos para a batalha começam cada lado planeia a sua estratégia, e o soldado Nemecsek, o mais pequeno e mais jovem dos Paul Street Boys aspira a se tornar oficial. Ao espiar os Red Shirts é obrigado a esconder-se na água para não ser apanhado, e apanha uma pneumonia. Apesar da doença do jovem soldado, os dois gangues preparam-se para lutar.
Baseado num livro escrito em 1907 por Ferenc Molnar, este filme é uma produção híbrida. Produzido por Endre Bohem, um húngaro naturalizado norte-americano, cujos créditos incluem a série de televisão "Rawhide", e realizado por Zoltán Fábri, um realizador húngaro pouco conhecido no exterior. Bohem e Fábri colaboraram no argumento, e recrutaram um elenco de jovens, descobertos na sua maioria em Inglaterra. 
"The Boys of Paul Street" tem um certo charme porque, acima de tudo, é um filme que se leva a sério a si próprio. O resultado não é exactamente uma sátira às futilidades da guerra como as nossas gerações a conhecem, mas um filme sobre os códigos de honra dramatizados na literatura Vitoriana, e que foram bem preservados em filmes como  "The Lives of a Bengal Lancer," "White Feather" ou "Fort Apache." 
Apesar de ter vários jovens ingleses era um filme falado em húngaro, e graças a isso seria nomeado para o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Link
Imdb

1 comentário:

iluskamaga disse...

Poderia por favor atualizar o link do Zoltam Fabri "The boys of Paul Street?"
Muito obrigada.