sábado, 21 de janeiro de 2017

Pereval (Pereval) 1988

Uma nave espacial humana caíu num planeta extraterrestre. Alguns anos depois, é enviado um pequeno grupo composto por filhos dos sobreviventes, nascidos na altura do acidente, de volta para os destroços da nave. Os jovens precorrem o caminho através de uma paisagem hostil e surreal que lhes causa algumas surpresas. Encontram a nave bem preservada, e um dos jovens sente uma ligação importante ao seu passado e às suas origens. 
Um filme escuro com uma atmosfera contemplativa, mesmo nas sequências de acção. No entanto, há também algumas sequências cómicas, na forma de uma criatura de oito olhos, semelhante a um elefante, que os jovens encontram pelo caminho. 
Vladimir Tarasov, o realizador, utiliza um estilo arrojado, realista, com contrastes nítidos: ele sobrepõe sombras com tons de amarelo monocromáticos e vermelhos para criar uma atmosfera gráfica única, que faz lembrar o trabalho de Frank Miller. O planeta é retratado como estéril, perturbador e ameaçador, e as imagens são muitas vezes surreais, e nenhuma tentativa é feita para dar ao "background" qualquer senso de realismo. Tudo isto torna o filme comparável a "La Planète Sauvage", de Laloux, embora com algumas diferenças de estilo. A nave espacial, por exemplo, parece-se mais com um tempo extraterrestre do que propriamente uma nave da Terra. Ficamos com a idéia de que a viagem dos jovens é mais simbólica do que real. 
Realizado por Vladimir Tarasov, e adaptado de um livro de Kir Bulychev, "Pereval" foi o último filme de animação de Tarasov durante o período da era soviética.

Link
Imdb

Sem comentários: