domingo, 15 de janeiro de 2017

As Averiguações do Piloto Pirx (Test Pilota Pirxa) 1978

O filme é sobre "finite nonlinears," robots que assemelham a humanos, mas são ainda mais perfeitos do que os humanos. Eventualmente, eles destinam-se a substituir os seres humanos nos voos espaciais. Um pouco apreensiva sobre a sua inutilidade, a Unesco marca um voo espacial para testar as suas reacções aos seres humanos que também compõem a tripulação. Pirx é escolhido como comandante do voo, e a identidade dos robots não lhe foi revelada...
Co-produção entre a URSS e a Polónia, "Test Pilot Pirxa" tem sido citado por alguns críticos como um precursor (se não mesmo uma influência) para "Blade Runner" (1982), dadas as preocupações da sua história, e a relação instável entre robots e seres humanos.
Baseado na história "The Inquest” de Stanislaw Lem, a versão cinematográfica de Pirxa é uma amálgama de ficção científica cerebral com James Bond, com alguns momentos irregulares, para não falar da velocidade do filme, que é capaz de enervar os mais impacientes, mas também há uma série de outros momentos únicos, que elevam o filme ao estatuto de culto. 
Apesar de começar como um típico filme de ficção científica da Europa do Leste, com bastantes diálogos e pouca acção. Esta primeira parte é passada na Terra, e tem o formato de filme de espionagem, com os empresários norte-americanos a serem tratados como criminosos acima da lei. Mas, o filme, torna-se bem mais interessante a partir do momento em que a missão é lançada, parecendo um trabalho conceptual semelhante às obras de Philip K. Dick. Aqui, o filme torna-se num drama fascinante para descobrir quem a bordo da nave é android ou não. 

Link
Imdb

Sem comentários: