sábado, 21 de janeiro de 2017

First on the Moon (Pervye na Lune) 2005

Na primavera de 1938, nas montanhas ao norte do Chile, caiu um objeto voador em chamas, mais tarde chamado de “Esfera Chilena”. A investigação do episódio, realizada por uma equipa de filmagens, fez uma importante descoberta. Um programa espacial secreto tinha sido desenvolvido na União Soviética antes da Segunda Guerra Mundial. Cientistas e autoridades militares desenvolveram uma nave espacial 23 anos de Yuri Gagárin, para ir para o espaço. É um documentário com elementos ficcionais e falsidades divertidas sobre os primeiros astronautas russos. 
O realizador Aleksei Fedorchenko, a escolher o formato "mock-documentary" para contar a história de um programa espacial soviético desconhecido. Vamos conhecer o destino do primeiro astronauta soviético, Ivan Kharlamov (Boris Vlasov). Este personagem viaja do Chile através do Pacífico, para a China e para a Mongólia, até que é finalmente capturado pelo pelo KGB, e enviado para uma enfermaria psiquiátrica. Eventualmente escapa da sua cela, e assume uma série de identidades que lhe permitem esconder da polícia secreta, e sobreviver no ambiente hostil e errático da rússia soviética. 
Participou em vários festivais pelo mundo fora, onde ganhou vários prémios. O mais importante foi o Venice Horizons Documentary Award, no Festival de Veneza. Era o filme de estreia de Aleksey Fedorchenko.

Link
Imdb 

Sem comentários: