segunda-feira, 30 de novembro de 2015

I Don't Just Want You to Love Me (Ich will nicht nur, daß ihr mich liebt - Der Filmemacher Rainer Werner Fassbinder) 1993

O título deste documentário sobre a vida e a obra de Rainer Werner Fassbinder, que também dá nome ao ciclo que está em desenvolvimento, está apenas ligeiramente alterado de um outro filme que o realizador fez em 1976, intitulado "Ich Will Doch Nur, Dass Ihr Mich Liebt" (I Only Want You to Love Me).
Fassbinder morreu muito novo, com apenas 37 anos, depois de uma carreira de mais de 40 filmes, em apenas 15 anos. A tendência era fazer filmes experimentais, utilizando membros da sua equipe teatral, o chamado "Anti-Theater." Hanna Schygulla foi a protagonista de muitos dos seus filmes, e fala sobre Fassbinder como Homem, e como Realizador, assim como a imitam outros elementos desta extensa família.  Esta era a primeira tentativa para fazer um documentário sobre o audacioso e  controverso realizador, desde a sua morte, e é interessante o modo como evita as suas polémicas pessoais (a homossexualidade e o uso de drogas), de quem ele nunca se esquivou na vida real.
Aqueles que procuram uma perspectiva mais profunda da vida pessoal do homem, vão ter de esperar por outra oportunidade, mas aqueles que preferirem conhecer a obra do realizador, esta é a oportunidade ideal.
O documentário estrá repleto de trechos de filmes do realizador, excelentemente escolhidos, com comentários perspicazes de muitos dos seus colaboradores, o filme é dividido em várias secções, tal como o perfil da sua vida, carreira e pensamentos sobre o processo criativo.
Qualquer pessoa interessada na carreira de Fassbinder (ou simplesmente no cinema europeu), ficarão cativados por este belíssimo documentário, bastante mais interessante do que o posterior 'Love, Life & Celluloid', realizado por Juliane Lorenz, que fez a montagem de vários filmes de Fassbinder.
As legendas são em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: