domingo, 8 de novembro de 2015

13 Fantasmas (13 Ghosts) 1960

Ao morrer, Dr. Zorba deixou uma mansão assustadora para o sobrinho, Cyrus Zorba (Donald Woods), que atravessa uma grave crise financeira. Cyrus muda para a mansão com a família. Eles também herdam uma coleção de 12 fantasmas, que só podem ser vistos através de uns óculos especiais. Os membros da família colocam então as suas vidas em risco, para descobrir em que local da casa o Dr. Zorba escondeu a fortuna, mas parece que algo ou alguém quer evitar que eles não consigam realizar este objetivo.
A inspiração iniciar para "13 Ghosts" aconteceu quando William Castle e a sua esposa passeavam de carro por França. Ao ver uma casa em ruínas para venda, Castle pensou comprá-la, e utilizá-la como promoção para o seu próximo filme. Este foi também o filme em que Castle utilizava um novo sistema, chamado "Illusion-O". Os fantasmas eram impressos numa côr, e era dado uma espécie de óculos à audiência com dois filtros, se olhassem através do filtro vermelho podiam ver os fantasmas, se olhassem pelo azul não viam nada. Presumivelmente este segundo método era para o público mais céptico, ou mais fraco do coração. Este sistema foi pensado depois de Castle fazer uma visita ao oftalmologista. Durante meses testes foram feitos para criar as lentes ideiais, com muitos milhares de dólares a serem gastos para fazerem os fantasmas aparecerem e desaparecerem. Até que, por fim, descobriram que um simples par de lentes de plástico azuis e vermelhas, com a densidade correcta, faziam esse trabalho. Na verdade, os fantasmas podiam ser vistos com ou sem os óculos, mas a ilusão de ter uma opção acabou por ser uma boa estratégia de marketing, levando o filme a ser um sucesso.
Truques à parte, "13 Ghosts" não deixa de ser uma interessante proposta no território das casas assombradas, com o acréscimo da possibilidade de haver um tesouro escondido. Em 2001 teve um remake bem mais assustador, realizado por Steve Beck, o especialista de efeitos visuais em filmes como "Indiana Jones e a Grande Cruzada" e "Caça ao Outubro Vermelho".

Link
Imdb

Sem comentários: