quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Internato de Raparigas (La Residencia) 1969



Lili Palmer possui e dirige uma escola para meninas rebeldes em França. A sua absoluta disciplina promoveu uma ordem social entre as habitantes da escola, com sexo, lesbianismo e tortura. Palmer também tem um filho jovem, que tenta manter afastado das jovens para não ter relações sexuais, explicando-lhe que ele tem de esperar por uma rapariga tal e qual a sua mãe. Entretanto, as jovens começam a ser assassinadas uma a uma...
Repressão é a ordem do dia em "The House That Screamed", também conhecido como "La Residência" na língua original, um filme de terror do espanhol Narciso Ibáñez Serrador, que influenciou as obras posteriores de Dario Argento, como "Suspiria". No entanto, esta é uma obra-chave bem menor do que esses filmes de Argento, com as paixões ardentes das personagens a deflagrarem intensamente, entrando em erupção em sequências intensas, algumas das quais incluem assassinato. Serrador também foi o autor do argumento.
Narciso Ibañez Serrador já era um realizador muito respeitado no seu país antes do lançamento deste filme, a sua primeira obra para o cinema, sendo ele realizador da popular série para TV “Historias Para No Dormir”, que durou 18 anos na televisão espanhola, e teve um grande impacto na indústria de terror deste país. Embora fosse considerado um dos melhores "auteurs" no seu país, era praticamente desconhecido fora de Espanha, facto que mudou depois do lançamento deste filme.
Era um projecto muito ousado para a sua época, já que era um filme com muita violência gráfica e muitas conotações sexuais. Na altura o país estava sobre a ditadura de Francisco Franco, que manteve uma rigorosa censura durante o seu governo, que já vinha desde 1936 e que se prolongar-ía até 1975. A sexualidade também estaria muito presente, principalmente em insinuações lésbicas, que eram um tabu para aquele tempo.
Controvérsias e importância histórica à parte, "La Residência" é um filme muito bom tecnicamente, talvez dos melhores filmes de terror espanhol de sempre, e uma obra perdida no tempo, pronta a ser descoberta.
 As legendas em português não estão grande coisa, então como alternativa têm uma versão falada em espanhol com legendas em inglês.

Versão legendada em português .
Versão legendada em inglês
Imdb

1 comentário:

JMAbreu disse...

Hó Chico, um clássico do Ibáñez, uma Lili Palmer genial e misteriosa, com um final algo surpreendente. Nunca me esqueci deste filme e o impacto que teve como uma história simples contada com mestria pelo Ibáñez.
Saudações cordiais, Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, com poucos sustos como este...
Chico quando é que vem à Madeira neste período de final de ano ver o espectaculoso de fim de ano, assombroso mas não assustador. :)
Um abraço.