sábado, 23 de maio de 2020

Tão Amigos Que Nós Éramos (C'eravamo Tanto Amati) 1974

Três italianos, Gianni (Vittorio Gassman), Nicola (Stefano Satta Flores) e Antonio (Nino Manfredi) tornam-se muito amigos durante o ano de 1944 enquanto combatem os nazis. Cheio de ilusões, eles estabelecem-se depois da guerra. Os três amigos idealistas têm agora de lidar com as inevitáveis desilusões da vida no pós-guerra da Itália. Ettore Scola compõe um painel que segue 30 anos da vida italiana recortada pelo envolvimento destes três homens, completamente diferentes entre si, que se desencontram numa outra batalha, a de conquistar o amor de uma mulher, Luciana (Stefania Sandrelli). Ela torna-se a inspiração das estratégias que eles constroem para reconhecer a quem ama e nisso os quatro desencontram-se sem perder a amizade.
Ettore Scola teve em meados da década de 70 o seu período mais criativo, começando com este "C'eravamo Tanto Amati", realizado em 1974.Algumas cenas são pura poesia: a mudança repentina de preto e branco para uma imagem colorida (sublinhada por uma banda sonora), a conclusão dramática de uma noite na Piazza de Spagna, o sentimento geral de nostalgia que atravessa todo o filme. É um filme que envelhece como um bom vinho.
O filme é dedicado a Vittorio de Sica e tem cameos de Fellini e do próprio De Sica, além de ter clipes de filmes de outros realizadores, como Antonioni, Rosellini e Visconti.

Link
Imdb 

1 comentário:

Figueiredo disse...

Se me permite utilizar o seu blogue para o efeito, deixo aqui esta petição pela Anulação do Artigo 13.º-B presente no Decreto-Lei n.º 20/2020:

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT99605

Aos interessados que assinem e divulguem.

Obrigado