segunda-feira, 25 de maio de 2020

Perfume de Mulher (Profumo di donna) 1974


Um antigo capitão do exército italiano viaja de Turim para Nápoles para reencontrar um amigo que, como ele, ficou cego depois da explosão de uma granada. Ciccio, um jovem soldado destacado pelo exército, acompanha o capitão nessa viagem. A braços com um homem fanfarrão e irascível que afirma reconhecer uma mulher bonita apenas pelo cheiro, Ciccio está longe de imaginar que a finalidade daquela viagem é cumprir um pacto de suicídio feito entre os dois oficiais. 
Nova reunião entre Dino Risi e Vittorio Gassman, uma dupla que rendeu alguns títulos interessantes, como "Il Sorpasso" ou "Em Nome do Povo Italiano", e que aqui estava de volta para uma obra cujos resultados foram acima do merecido. Foi um êxito comercial, foi muito bem sucedido a nível de prémios, tendo sido nomeado para dois Óscares (Filme Estrangeiro e Argumento), e Gassman ter sido vencedor do prémio de Melhor Actor em Cannes. Mais tarde, um remake inferior, também garantiu um Óscar a Al Pacino. 
Uma odisseia com sabor a clássicos como "Don Quixote" ou "Jacques le Fataliste" com um capitão do exército italiano e o seu Sancho Pança a viajarem por cidades como Roma, Turim, Génova e Nápoles. A força do filme reside em Gassman, que dá uma profundidade à personagem que é difícil de se encontrar. 

Link
Imdb


Sem comentários: