terça-feira, 19 de maio de 2020

Ferido na Honra (Mimì Metallurgico Ferito Nell'onore) 1972

Mimi (Giancarlo Giannini), durante as eleições, vota no candidato do partido comunista em vez do candidato da máfia. Sendo assim, a máfia faz um boicote para que ele não encontre emprego. Mimi é forçado a sair da Sicília, deixando mulher e filhos, para ir tentar a vida em Turim. Lá, ele consegue emprego, mas é obrigado a fingir ser um mafioso porque em Turim existe mais corrupção do que no lugar de onde veio. Começa a viver com uma mulher vendedora de rua, e activista comunista, com quem tem um filho. No entanto, ele recebe uma oferta irrecusável em sua cidade natal...
Chegou a altura de vos introduzir a mais um nome grande da Commedia All'Italiana: a realizadora Lina Wertmuller. Corajosos, políticos e satíricos são os filmes da realizadora italiana, dos anos 70, que podem ser emocionantes do ponto de vista intelectual, desafiando o espectador com ideias filosóficas e socioeconómicas, e são apresentados com uma paixão avassaladora. 
A maioria dos filmes da realizadora concentram-se em actos sexuais específicos, geralmente indutores de constrangimento. Os seus personagens trocam e retêm relações sexuais como moeda, mas neste "Ferido na Honra", o primeiro dos seus filmes com Giancarlo Giannini como protagonista, e a sua primeira farsa regional, o "eu" corporal é menos uma mercadoria do que uma herança: determina o quanto uma pessoa pode arriscar na vida.
Apesar de não ser o seu primeiro filme, esta seria a obra de revelação de Lina Wertmuller, que se tornaria num dos nomes mais importantes do cinema italiano da década de 70, tendo inclusive sido a primeira mulher a ser nomeada para o Óscar de Melhor Realizadora. Vamos ver vários filmes seus neste ciclo.

Link
Imdb

Sem comentários: