sexta-feira, 22 de maio de 2020

Queremos os Coronéis (Vogliamo i Colonnelli) 1973

Uma sátira à política, a partir de uma tentativa imaginária de golpe de Estado por alguns militares do tempo do fascismo. Convencidos de que precisam salvar a Itália da fragilidade da democracia, os militares da reserva planeiam tomar o poder, cantando hinos como se a Segunda Guerra Mundial ainda não tivesse acabado e como se Mussolini não estivesse morto. Não podem imaginar que os seus esforços serão amplamente manipulados pelos políticos italianos, que pretendem tirar proveito da desastrada tentativa de golpe em interesse próprio.
A partir de meados da década de sessenta, o cinema italiano tradicionalmente escapista começou cada vez mais a incluir conotações de natureza politica, com referências abertas, ou ocultas, a eventos reais. É o caso deste filme, que retrata não uma, mas duas, tentativas de golpe de estado que foram planeados em Itália entre 1964 e 1970, que quase foram postas em funcionamento, falhando apenas por razões que não foram muito claras. 
Mário Monicelli, é claro, interpreta estes eventos ao puro estilo "comédia à italiana" gozando com todo o exército italiano e os seus mais altos escalões senis, expondo o oportunismo e o amadorismo do personagem italiano, com Ugo Tognazzi, no papel principal, a roubar o show. O filme foi exibido no Festival de Cannes de 1973.

Link
Imdb

Sem comentários: