sábado, 16 de maio de 2020

Ciúme, ciúmes e ciumentos (Dramma della gelosia) 1970

Um triângulo amoroso na Roma do inicio da década de 70. Oreste, um trabalhador da construção civil, e a sua noiva, Adelaide, conhecem Nello, o cozinheiro de uma pizzaria. Os três costumam ir a comícios comunistas e gostam da praia imunda de Ostia. Será que este ambiente hostil poderá levar ao caminho dos ciúmes?
Realizado por Ettore Scola, de quem já tínhamos falado no inicio deste ciclo, por ter sido argumentista de filmes como "Il Mattatore", "Il Sorpasso", "La Marcia Su Roma", ou "I Mostri".  Depois de se estrear na realização, e depois dos seus primeiros filmes não terem sido muito relevantes, acabaria por se tornar um dos grandes mestres da "comédia à italiana" durante a década de setenta. Começando por este "Drama Della Gelosia", uma história tragicómica de ciúmes românticos, ressentimento de classe  e emoções exageradas que tanto gozam como prestam homenagem à grande tradição cinematográfica da "commedia all'italiana".
Scola partiu para este filme com um trio de actores com o qual seria difícil de falhar: Marcello Mastroianni, numa das suas melhores prestações, com a qual ganhou o prémio de Melhor Actor em Cannes, Monica Vitti e Giancarlo Giannini. O argumento também era da autoria da famosa dupla Incrocci e Scarpelli, argumentistas de filmes como "Gangsters Falhados", "Seduzida e Abandonada" e "O Bom, o Mau e o Vilão".

Link
Imdb

Sem comentários: