terça-feira, 19 de maio de 2020

O Jogo da Fortuna e do Azar (Lo Scopone Scientifico) 1972

Bette Davis interpreta uma milionária excêntrica viciada num jogo de cartas, e em ganhar a jogadores que não têm dinheiro para apostar. Todos os anos ela vai a Roma com o seu secretário e ex-amante (Joseph Cotten) para jogar com Peppino (Alberto Sordi) e a sua esposa Antonia (Silvana Mangano), uma empregada de limpeza que vive num bairro pobre com o marido e os seus cinco filhos. 
A milionária oferece um milhão de liras ao casal para jogar com ela e com o seu secretário num jogo chamado "scopone", ao qual ela é apaixonadamente dedicada e ao qual Antónia é uma campeã. Mesmo precisando desesperadamente de dinheiro o casal costuma deixar-se vencer para agradar à milionária, mas este ano Antónia está determinada a vencer. 
"Lo Scopone Cientifico" é uma obscura comédia negra do realizador Luigi Comencini que lida com com a eterna luta entre classes de uma forma invulgar, mas ainda assim bem divertida. Para além da luta de classes, temos ainda uma luta entre actores de países diferentes, com duas velhas glórias do cinema americano, Bette Davis e Joseph Cotten por parte dos Estados Unidos, e Alberto Sordi e Silvana Mangano por parte dos italianos. Os americanos representam os ricos, e os italianos os pobres. Luigi Comencini e o argumentista Rodolfo Sonego colocam em destaque o cinismo e o egoísmo das classes mais ricas e a brecha inaceitável que existe entre os mais pobres e os mais ricos. 
Sordi e Mangano ganharam os David Di Donatelo para Melhor Actor e Actriz, os prémios correspondentes a Melhor Actor e Actriz.

Link
Imdb

Sem comentários: