quarta-feira, 27 de maio de 2020

Insólito Destino (Travolti da un insolito destino nell'azzurro mare d'agosto) 1974

A tirar férias no Mediterrâneo, a rica capitalista Raffaella Pavone Lanzetti (Mariangela Melato) alugou um iate para fazer um cruzeiro. Ela grita ordens a toda a hora, quando não está a tomar posições bem incorretas politicamente. Raffaella descarrega boa parte da sua futilidade em Gennarino Carunchio (Giancarlo Giannini), um siciliano comunista que trabalha na embarcação, exigindo que ele fique mais apresentável. Gennarino desenvolve desprezo pela independência dela, ficando cada vez mais frustrado com as suas ordens. Por causa de um infortúnio vão os dois parar a uma ilha desabitada, isolados e sem as diferenças sociais, Gennarino e Raffaella vão se ver numa situação que nunca iriam imaginar.
Mais um filme realizado por Lina Wertmuller, na sua fase mais criativa. Foi uma obra controversa na altura da sua estreia, pela sua representação ousada das relações de género. Hoje em dia, quando se dá tanta importância ao politicamente correcto, a abordagem e o conteúdo do filme tornaram-se uma maldição. Mesmo o facto do filme ter sido escrito e realizado por uma mulher não permitiu que evitassem o nome impróprio de "misógino".
O filme aborda dois assuntos desafiadores, política e sexo, e fá-lo da forma mais carregada que se possa imaginar, acrescentando violência e subjugação a uma mistura já tóxica de opinião e desafio. É um filme de nervos disfarçado de comédia negra, ou talvez um romance, com Wertmuller a usar o conflito de classes para provocar os espectadores o máximo que pode, fazendo um filme provocativo com uma sensualidade estranha.

Link
Imdb

Sem comentários: