segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O Último dos Seis (Le Dernier des Six) 1941

Depois de vencerem uma aposta e dividirem o lucro, seis amigos fazem um pacto e prometem partilhar todo o dinheiro que conseguirem em 5 anos. O momento está muito próximo, mas um deles é misteriosamente assassinado, e depois outro… O superintendente Wenceslas Woroboyioetschik (também conhecido como Wens) é chamado para investigar...
Embora tenha ido buscar alguma inspiração, talvez mesmo inconscientemente, à série de filmes "The Thin Man", feitos em Hollywood nos anos 30 e 40, "Le Dernier des Six" tem uma identidade gaulesa muito própria, e ajudou a estabelecer o que rapidamente viria a ser considerado um dos géneros mais populares em França, o "Polar", que eram thrillers de mistério. O filme era baseado numa pulp novel de crime chamada "Six Hommes Morts" do belga Sanilslas-André Steeman, um de uma série de trabalhos que contava como protagonista o detective Monsieur Wens. O argumento é claramente copiado, ou mesmo plagiado, do livro de Agatha Christie "Ten Little Indians", que por sua vez seria adaptado para o cinema alguns anos depois em "And then There Was None" (1945), o filme de estreia de René Clair em Hollywood. Para a Continental Films esta era uma produção de prestígio que preenchia perfeitamente os seus requisitos: providenciar algum entretenimento para as audiências francesas, para aliviarem a mente da ocupação Nazi.
Georges Lacombe pode ter sido creditado como realizador, mas não conseguimos tirar a ideia de que grande parte da sua inspiração veio do argumentista Henri-Georges Clouzot, que faria a sua estreia atrás das camaras num filme que seria uma sequela directa deste, chamado "L'Assassin Habite au 21" (1942). As similaridades estilísticas entre os dois filmes são impressionantes, o que pode levar a crer que Clouzot pode ter exercido muito mais controlo artístico do que lhe foi creditado, e o filme é bastante melhor do que o que Lacombe tinha feito na sua carreira até então. Como Clouzot tinha começado carreira na Alemanha pré-Nazi, trabalhando em adaptações de obras francesas para filmes populares alemães, não seria de surpreender que ele fosse bastante influenciado pelo expressionismo alemão, e isso estaria bem presente tanto neste filme, como na sua obra de estreia, através do uso da luz e das sombras que contribuíram muito para a atmosfera destes dois filmes bastante agradáveis. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: