sábado, 21 de dezembro de 2019

A Sua Maior Causa (Les Inconnus dans la Maison) 1942

Hector Loursat, advogado, mora com a filha Nicole numa grande mansão numa cidade da província. Não falam muito entre si, e de alguma forma responsabilizam o outro pela situação: Hector costumava ser um dos grandes advogados da cidade até que a sua esposa o trocou por um homem 18 anos atrás. Desde então que Hector bebe, e deixou de viver, completamente intoxicado pelo álcool. Não se preocupa muito com a filha, que foi criada por uma empregada. Uma noite são ouvidos tiros no andar de cima, e Hector vê uma sombra a fugir, e encontra um homem morto numa cama velha do sótão.
O livro de Georges Simenon de 1940 "Les Inconnus dans la Maison" é um estudo meditativo sobre o colapso social e o descontentamento juvenil que contém uma poderosa crítica às sociedade dos países ocidentais da década de 40. O mesmo pode ser dito da magnifica adaptação para cinema de Henri Decoin, uma das primeiras e mais bem sucedidas tentativas de trazer o universo sombrio e melancólico de Simenon para o grande ecrã. Era o segundo filme que Decoin fazia para a Continental, e seria difícil ser mais diferente em tom e assunto do seu primeiro filme: "Premier Rendez-Vous" (1941), uma comédia romântica de estilo americanizado.
Henry Decoin é considerado um dos realizadores franceses mais versáteis apesar da maior parte da sua carreira ser conhecida por comédias ligeiras. "Les Inconnus dans la Maison" mostra um lado diferente de Decoin, mais escuro, mais pessimista, mais consciente de uma realidade sombria da vida real. Sem dúvida o seu melhor filme, igualado apenas pelo ainda mais sombrio "La Vérité Sur Bébé Dongue" (1952), outra suberba adaptação de Simenon. 
O argumento era de Henri-Georges Clouzot que, tal como Decoin, havia começado a sua carreira na Alemanha a fazer versões de filmes franceses falados em alemão. O papel de Clouzot na Continental era de supervisionar os argumentos dos filmes da produtora, mas acabaria por escrever e realizar alguns. "Les Inconnus dans la Maison" tem muito em comum com "Le Corbeau", o filme mais conhecido da Continental, como por exemplo a atmosfera arrepiante que recordava os anos da ocupação, e ao mesmo tempo fazia uma crítica à sociedade francesa contemporânea, que neste momento estava dividida. Os dois filmes foram julgados como Petainistas, e foram banidos (injustamente) logo depois da libertação. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: