sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

2019 no M2TM

Chega assim ao fim mais um ano de Thousand Movies.
Foi um ano bastante activo por aqui. Fiquei com mais tempo para o blog, e tivemos mais filmes. Desde 2015 que não tínhamos tantos filmes publicados durante o ano. Foi um ano que trouxe uma nova rubrica, parecida com a antiga "5x5", que teve lugar, principalmente, no blog anterior. Em "Quem programa Sou Eu" são os nossos leitores que são convidados a organizar o seu próprio ciclo, e a escolherem os filmes a serem postados.
Foram sete os convidados que fizeram parte desta rubrica. O Carlos Natálio e o Alexandre Mourão preferiram uma abordagem mais pessoal e escolheram filmes que os ajudaram a crescer enquanto pessoas. O Álvaro Martins escolheu os temas Melancolia e Desolação para o seu ciclo. O José Oliveira escolheu o tema Desporto, e o João Palhares o tema "Os Cineastas e a Televisão", e os três acompanharam os filmes com brilhantes textos seus. O Rafael Lima escolheu para tema do seu ciclo o Catálogo Janus Films, e terminamos o ano com o ciclo da Inês Esteves e um fantástico ciclo sobre a produtora Continental Films. Este ciclo ainda não terminou, vai acabar no início de Janeiro, mas aqui fica desde já o meu agradecimento a todos pela colaboração e por todos os bons momentos proporcionados. Espero muitas mais colaborações em 2020.
Ao longo do ano tivemos ainda uma série de ciclos preparados minuciosamente, com o objectivo de trazer um diferente ponto de vista a todos os seguidores do M2TM. Vamos lá fazer um resumo:
Começamos o ano com o ciclo "Fotofilme", em colaboração com um curso da Universidade Nova organizada pelo Luís Mendonça. Em Fevereiro iniciou-se um ciclo bastante prolongado sobre o "Giallo", em que vimos cerca de 26 filmes. Em Março tivemos um ciclo sobre um realizador brasileiro a descobrir, Olney São Paulo, com alguns filmes inéditos na internet. Textos exclusivos do Yves São Paulo, um familiar do realizador. Logo depois chegaram os filmes da década de 30 de John Ford, até ao momento em que ele partiu para a guerra. Em Maio fomos até à Ásia Central, com uma selecção de filmes contemporâneos de países como Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, e Uzbequistão.
Em Junho chegou o festival Stop Motion, com uma série de curtas e longas metragens de animação, escolhidas a dedo, e feitas com o uso desta técnica. Em Agosto começamos um ciclo sobre um realizador Japonês pouco reconhecido no Ocidente, Kon Ichikawa. Da sua vasta filmografia fizemos uma selecção com cerca de 20 filmes. No final de Setembro foi para o ar o ciclo "Fantasy Lo Fi", com uma série de filmes de fantasia de baixo orçamento, sobretudo europeus. E durante todo o mês de Novembro e parte do de Dezembro um ciclo da Hammer Studios, provavelmente o ciclo que muitos de vós esperavam sobre os filmes de terror desta produtora. Foram perto de 40 filmes, livros, documentários, e muita informação partilhada.
Queria deixar um agradecimento a quem tem partilhado os acontecimentos do blog nas redes sociais, como o Jorge Saraiva, o Marc Nt e o José Carlos Maltez.
Foi um ano bastante intenso, e fica desde já o aviso que o próximo será mais. Sempre que possível com bons filmes e bons e inéditos ciclos.
Vou tirar agora umas miniférias, e volto dia 2 de Janeiro, para continuarmos o ciclo que está a decorrer. Um bom ano para todos. 

2 comentários:

Alexandre Mourão disse...

Excelente 2020, Chico. Foi muito bom poder colaborar com o blog, que, a cada ano, melhora mais com a tua dedicação a ele

Micaela Bubakova disse...

Muito obrigada!
Parabéns pelo teu trabalho, és das pessoas mais generosas e empenhadas que conheço.
Agradeço duplamente pois, para além do blog ser uma constante na minha vida há anos, foi com grande orgulho e prazer que fiz equipa contigo neste ciclo que tanto prazer me deu por reunir duas esferas que me apaixonam: a História e o Cinema!
Um grande bem-haja, grande Chiquitito!
Longa vida ao MTTM!