sábado, 3 de dezembro de 2016

Capítulo 8 - Heróis do VHS

Nico - À Margem da Lei (Above the Law) 1988
Nico é um policia de Chicago que segue a pista de algo grande, envolvendo o tráfico de drogas. Mas quando começa a apertar o cerco, é obrigado a deixar o caso e a carreira. Contrariado, vê todos os suspeitos que prendeu serem postos em liberdade. Agora Nico está fora da polícia. Mas não fora da acção. E tem um recado muito especial para os criminosos, que traficam drogas e planeiam crimes políticos. Eles não estão acima da lei, não da lei de Nico.
Existe algo de místico à volta de Steven Segal. Treinando artes marciais desde os sete anos, Segal era um enigma mesmo antes de estrear no cinema, com este "Nico - À Margem da Lei". A treinar artes marciais desde os 7 anos, recebeu o seu primeiro "Dan" no Aikido aos 23 anos, para mais tarde começar a treinar a elite de Hollywood. Existia uma cortina de fumo à volta do passado do actor, que supostamente tinha pertencido à CIA e tinha ligações ao FBI e à Máfia. Mas, uma coisa era inegável, e notava-se logo nos primeiros minutos de "Above the Law": o uso que Segal fazia do Aikido era algo até então nunca visto no cinema, e como tal fez do actor uma estrela. O resultado seria um nível de violência muito diferente do que já se tinha visto no cinema.
Parte autobiográfico (supostamente), parte fantasia urbana, Segal conseguiu tirar o melhor proveito possível do seu primeiro filme. O realizador era um homem já experiente, Andrew Davis, que tinha trabalhado com Chuck Norris em "Code of Silence", e o elenco contava com alguns nomes interessantes, Pam Grier, musa do "blaxpoitation", Henry Silva, e Sharon Stone, antes de ser famosa.

Kickboxer - Golpe de Vingança (Kickboxer) 1989
Acompanhado pelo irmão Kurt (Van Damme) o campeão de Kickbox americano, Eric Sloane (Dennis Alexio), chega à Tailândia para enfrentar os lutadores orientais no seu próprio desporto. O seu oponente é o cruel campeão de Thai, Tong Po. Tong não só derrota Eric, como tambem o paraliza para sempre. Enlouquecido pelo ódio, Kurt clama por vingança. Depois de um difícil treino nas antigas técnicas de kickbox com o mestre tailandês Xian Chow, Kurt desafia Tong para uma luta final onde poderá vingar o seu irmão.
Jean-Claude Van Damme, o musculado actor de Bruxelas, tinha-se estreado no cinema de acção dois anos antes, com "Bloodsport", continuou depois com "Cyborg", mas o filme que realmente o trouxe para a ribalta foi este "Kickboxer". Por volta de 1990, todos os adolescentes queriam ser Van Damme neste filme, e em pouquíssimo tempo o actor tornava-se num dos maiores heróis dos video clubes.
Realizado a quatro mãos, por Mark Disalle e David Worth, "Kickboxer" foi feito com um orçamento muito reduzido, de um milhão e meio de dólares, tendo rendido quase 15 milhões só nos cinemas. Mas o verdadeiro mercado deste filme, não era o cinema mas sim o VHS. Saíu recentemente um remake deste filme, que conta com Van Damme num dos principais papéis.

O Legionário (Lionheart) 1990
Lyon Gaultier pertence à Legião Estrangeira. Para socorrer o seu irmão que se encontra em perigo nos EUA decide desertar da Legião. Mas, ao chegar aos EUA encontra uma situação pior do que esperava dado que o seu irmão está entre a vida e a morte e para complicar, a sua cunhada não tem o dinheiro necessário para cuidar do marido e manter a sua criança. Para conseguir esse dinheiro, Lyon aceita fazer parte do um grupo que organiza perigosas e violentas lutas clandestinas. Mas, além de correr perigo nestas lutas, a situado de Lyon complica-se quando membros da Legião Estrangeira vêm à sua procura.
Logo depois de "Kickboxer" Jean-Claude Van Damme partiu para mais um projecto de artes marciais, agora com um orçamento um pouco maior. O que diferencia este filme da maioria dos filmes do actor, é que este de facto tem uma história, e até um coração, conforme o "Lionheart" do título. Com o argumento a ser escrito pelo próprio Van Damme, será a primeira colaboração entre o actor e o realizador Sheldon Lettich, argumentista de "Rambo III". Também seria um dos maiores êxitos de Van Damme.
Alugar
Imdb

Nenhum comentário: