sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Querelle - Um Pacto com o diabo (Querelle) 1982

Querelle é um marinheiro que se envolve com homens e mulheres no porto de Brest (França). Em busca de prazer, fomenta desejos, envereda pela marginalidade e, finalmente, pela criminalidade, tornando-se ladrão e serial killer. Tenta, dessa forma, através da violência, sentir e dar prazer. Até que seus próprios desejos o obrigam a tentar abandonar sua passividade e demonstrar as suas emoções. Querelle torna-se frequentador assíduo do bordel de Lysiane, amante do seu irmão Robert. Lysiane é casada com Nono, que costuma jogar dados com os clientes. Quem ganha pode ficar com ela, quem perde deve fazer amor com ele.
Ultimo filme de Rainer Werner Fassbinder, antes da sua overdose de drogas suspeita de suicídio, em Junho de 1982, é mais dirigido a um público gay do que a um público mais amplo. Era dedicado ao ex-amante árabe do realizador El Hedi Ben Salem, que tinha cometido suicídio recentemente. O filme não foi bem recebido pela crítica, talvez porque foi mal interpretado, com uma história muito difícil de contar, muito confuso ou porque ás vezes desviava as pretensões artísticas para um niilismo imaturo. Era baseado num livro de Jean Genet de 1953, "Querelle de Brest", reconhecidamente uma história muito difícil de filmar, e um dos romances mais radicais na literatura mundial (pelo menos Fassbinder pensava assim). O filme mantém-se fiel à poesia lúgubre de Genet, e à sua crença de que a existência humana só é consumada quando se está ao nível mais baixo possível na sociedade.
O elenco contava com grandes estrelas internacionais que se estreavam com Fassbinder. Brad Davis, Franco Nero, Jeanne Moreau. Moreau canta ''Each man kills the thing he loves," cuja letra é de Oscar Wilde e a música de Peer Rabin. Para manter o filme em rumo com o livro de Genet, Fassbinder insere longos monólogos e numerosas citações de prosa do escritor. Embora o filme não funcione bem a todos os níveis, transporta-nos exactamente para o mundo sodomasoquista de Genet, de jogos sexuais, para o melhor e para o pior.
Termina aqui o ciclo Fassbinder Integral. 

Link
Imdb

Sem comentários: