quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Num Ano de 13 Luas (In einem Jahr mit 13 Monden) 1978

Erwin/Elvira Weishaupt (Volker Spengler) fez uma operação para mudar de sexo, por amor ao especulador imobiliário Anton Saitz (Gottfried John). Durante os últimos cinco dias da sua vida, Elvira, em busca do seu passado, fala com pessoas não menos estropiadas do que ela. No orfanato onde cresceu, procura descobrir porque a sua vida se tornou tão deprimente que já nem lhe parece valer a pena ser vivida.
"In einem Jahr mit 13 Monden" e "A Terceira Geração" são provavelmente os filmes mais controversos de do Fassbinder maduro, mas também os mais importantes. Noutros pontos altos da sua obra, o realizador pega numa tradição cinematográfica existente, o melodrama de Hollywood, e molda-a à sua maneira muito pessoal. Mas "In einem Jahr mit 13 Monden" é diferente de qualquer outro filme. O filme contém elementos temáticos e estilísticos das obras anteriores de Fassbinder, mas estes são estilhaçados e depois são recompostos de uma forma que resulta em algo inédito. O filme tem a assinatura pessoal de Fassbinder - ele não só escreveu o argumento e realizou a política, como também foi operador de câmera, fez a montagem e tratou dos cenários.. Fassbinder foi o responsável último por estas tarefas em todos os seus filmes, mas neste caso foi o próprio que as executou. 
"In einem Jahr mit 13 Monden"é a resposta extremamente pessoal do realizador ao suicídio de Armin Meier, mas não é de todo um relato biográfico da sua relação com Armin, que não era transexual. A transexualidade aqui simboliza um problema central. Em certo sentido Erwin/Elvira também "tenta duplicar-se para se poder completar". Simultaneamente o filme mostra o lado negativo deste ideal: quem tenta duplicar a sua própria identidade, arrisca-se a perdê-la. Erwin/Elvira quer ser homem e mulher, mas não se transforma numa coisa nem noutra. A sua tentativa de alargar a identidade é uma forma de castração em nome da conformidade. em termos psicanalíticos, há uma regressão ao conflito edipiano, que é abandonado, sendo o conflito substituído por uma submissão masoquista, que acaba em morte. 
Texto de Christian Braad Thomsen

Link
Imdb  

Sem comentários: