segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Alemanha no Outono (Deutschland im Herbst) 1978

No seu apartamento em Munique, Rainer Werner Fassbinder tem uma acalorada discussão com o seu namorado, Armin Meier, e com a sua mãe, Lilo Eder, sobre as últimas acções terroristas. Armim quer que todos os terroristas sejam fuzilados, Lilo anseia por um líder forte e benevolente, Fassbinder insiste que a democracia também se aplica aos terroristas e reage, ele próprio, aos que lhe são próximos com terror psicológico.
Feito como resposta ao rapto terrorista do industrial alemão Hanns-Martin Schleyer, em 1977, este filme compilação marca as atitudes que vão desde a ironia ao desespero, dos seus vários realizadores. É naturalmente um filme descontroladamente desigual, mas há uma urgência e envolvimento em cada um dos episódios. O episódio de Fassbinder é talvez o melhor, em parte porque é o mais pessoal, com a discussão entre Fassbinder e o amante. Entre os colaboradores mais conhecidos estão Alexander Kluge, Alf Brustellin, Bernhard Sinkel, e Volker Schlöndorff. Kluge é o mais organizado, utilizando, mais tarde, o seu segmento, como base para uma longa metragem.
O filme mistura sequências de documentário com ficção, para melhor garantir o ambiente que se vivia na Alemanha do final dos anos setenta. Cobre um período de dois meses durante o ano de 1977, e é formado por várias vinhetas, cada uma realizada por um realizador diferente.

Link
Imdb

Sem comentários: