segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Whity (Whity) 1971

Whity é o modorno mulato numa familia disfuncional no sudoeste dos Estados Unidos. O pai, Ben Nicholson tem uma esposa jovem e atraente, Katherine, e os dois filhos de um casamento anterior, o homossexual Frank, e Davy. Whity tenta realizar todas as suas ordens, algumas humilhantes, até que vários membros da família lhe pedem para matar alguns dos outros.
Fassbinder era conhecido por muitas coisas. Era um perfeccionista rígido, apaixonado pela vingança, e um sádico a trabalhar com a sua dura equipa de produção. Mas a sua equipa era também ferozmente leal. Fassbinder entregava-se de alma e coração a cada filme, e, tal como Jean Vigo, viveu e morreu para o cinema. Trabalhava rápido e eficientemente, e no ano em que realizou Whity, completava mais 3 filmes, incluindo "Cuidado Com Essa Puta Sagrada". Mas "Whity" foi um filme complicado, levou meses a ser rodado, por causa dos cenários e das filmagens.
O ambiente de "Whity" era corteseia do director de fotografia Michael Balhaus, a trabalhar pela primeira vez com Fassbinder. Fassbinder queria testá-lo, e chamou-o para alguns shots considerados impossíveis, que Balhaus cumpriu bem. Há dois em particular que são surpreendentes, um em que a câmara salta e rodopia em redor da sala, tem lugar durante a leitura de um testamento, filmando as faces dos personagens à medida que os nomes vão sendo chamados. O outro é um tracking shot de quase três minutos, que segue Whity e a sua amante, Hanna. Whity bebe metade de uma garrafa de whisky, e junta-se a um jogo de cartas. O resto da fotografia é também quase perfeita, Fassbinder fotografa personagens que espreitam através das janelas, bares, e portas, muito rapidamente. Alguns personagens são também vistos através de espelhos. Balhaus ficaria para uma longa colaboração com o realizador, vindo mais tarde a iniciar uma longa carreira em Hollywood, que continha filmes como "A Cor do Dinheiro", "After Hours", "The Fabulous Baker Boys", "Quiz Show", "Sleepers", "Drácula de Bram Stoker", "Tudo Bons Rapazes", "A Última Tentação de Cristo", entre outros.
A reputação de Fassbinder vinha a descer nos últimos tempos, mas depois de "Whity" uma série de grandes filmes se sucederiam.

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: