quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Como um Pássaro num Fio (Wie ein Vogel auf dem Draht) 1975

"Para além dos seus três filmes em vídeo (Liberdade em Bremen, O Café e Nora Helmer) Fassbinder também realizou um programa de televisão com Brigitte Mira, a protagonista de "O Medo Come a Alma" e "Mutter Kusters Fahrt zum Himmel". Brigitte Mira fora anteriormente artista de Cabaret e neste programa canta canções dos anos 40 e 50, intercaladas com momentos de conversa. O título é copiado da canção de Leonard Cohen "Like a Bird on a Wire", com a qual o programa termina. Cohen era um dos cantores favoritos de Fassbinder, as suas melancólicas canções adequam-se muito bem ao ambiente de vários filmes de Fassbinder e podem ser escutadas em "Cuidado com Essa Puta Sagrada" e "O Direito do Mais Forte à Liberdade".
O programa começa num estúdio de televisão, mobilado como se fosse a sala de estar de Brigitte Mira. Entre canções, ela fala dos seus quatro maridos, o último dos quais é Frankie, um americano 16 anos mais novo do que ela. Enquanto fala do seu amor e das reacções das pessoas à sua volta , não muito diferentes das mostradas em "O Medo Come a Alma", o telefone do estúdio toca subitamente. É Frankie. Ela diz: "Estou fazer um programa de televisão, mas deves ter pressentido que estava a falar de ti".
Depois desta introdução, não muito diferente de tantos outros programas, Brigitte Mira faz uma excursão musical ao mundo de Fassbinder. Sucedem-se os cenários magnificentes. Brigitte Mira canta para homens vestidos de cabedal num desfile de moda e para culturistas num ginásio. Enquanto ela canta, Fassbinder tem oportunidade de jogar com as possibilidades visuais oferecida pelos cenários. Cita-se a si próprio, usando uma série de simbolos de manequins, e cita também uma cena de "Os Homens Preferem as Loiras" (1953), de Howard Hawks: Mira canta a versão em alemão de "Diamonds are a Girl´s Best Friend".
O programa é uma simpática banalidade, uma homenagem a uma artista com quem Fassbinder teve uma colaboração muito frutuosa."
 Christian Brad Thomsen em "O Amor é mais Frio do que a Morte".

Link
Imdb

Sem comentários: