domingo, 6 de dezembro de 2015

Porque Endoideceu o Sr. R. Amok? (Warum läuft Herr R. Amok) 1970

O título da quinta longa metragem de Fassbinder (co-dirigida por Michael Fengler), faz uma pergunta, e se este fosse um filme convencional a questão seria respondida no final. Mas Fassbinder nunca deu respostas fáceis, ou estéticas convencionais, e este filme toma um caminho bem diferente. Em vez de perguntar e depois responder, Fassbinder aponta para o tipo de perguntas que as pessoas fariam no final do filme. O título também revela o que vai acontecer no climax do filme, que chega abruptmante e sem grandes alaridos, depois de 80 minutos de normalidade absoluta. Herr R. é interpretado por Kurt Raab, que também dá o seu nome à personagem para aumentar a sensação de realidade documental. Raab é um homem branco normal, desenhador comercial numa pequena empresa de engenharia, com uma adorável, mas, de certa forma, arrogante e mesquinha esposa, embora ambos sejam óptimos pais de um jovem rapaz, e uma variedade de conhecidos amigáveis.
Durante 80 minutos seguimos a sua vida normal e rotineira. Conversa com os seus colegas de trabalho, ouve as suas piadas, conversa com o patrão sobre assuntos de trabalho. Quando a sua mulher e a mãe começam a falar sobre as suas perspectivas de carreira e a falta de carta de condução, subtilmente insultam-no, e a câmara passa a focar apenas as duas mulheres, ignorando Raab, mas a humilhação é visível. Este será apenas um ponto de partida que levará ao desagradável climax.
Talvez a resposta não esteja no filme, e talvez por isso Fassbinder faça a pergunta no título. Deus nos ajude se soubermos a resposta.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

1 comentário:

julia disse...

Você quer enlouquecer? perder as esperanças? Assista a mais esta obra-prima de Fassbinder!