domingo, 27 de dezembro de 2015

Martha (Martha) 1974

"Martha (Margit Carstensen) é solteira, tem 30 anos e é virgem. Durante umas férias em Roma conhece o seu grande amor, Helmut (Karlheinz Bohm). Casam-se mas o casamento torna-se um pesadelo. As expectativas de Martha são sufocadas pelas idéias de Helmut do que deve ser um casamento respeitável, mas acaba por ir cedendo como é correcto e adequado.Até que um dia não aguenta mais.
Martha foi filmado durante os intervalos na rodagem de "Fontane Effi Briest", que se arrastou durante mais de dois anos. E é, até certo ponto, uma versão moderna deste último filme. Porém, constituem duas obras autónomas. Em contraste com o distanciamento deliberadamente seco que faz de Fontane Effi Briest um filme literário, "Martha" possúi uma intensidade que agarra o público. Este filme conta a respectiva história com uma disciplina e uma crueldade dignas de Buñuel e é aparentado a grandes obras como "Viridiana" e "Tristana".
"Martha" aborda a sistemática opressão de uma mulher pelo seu marido e constitui o relato mais peculiar que Fassbinder fez da situação da vítima. O inicial desejo positivo de Martha, de agradar às pessoas à sua volta, leva-a ao extremo de passar apreciar a sua opressão. Mesmo que, ocasionalmente, faça tentativas instintivas e irreflectidas para escapar à opressão, acaba por aceitá-la como uma condição normal e razoável da vida, que lhe dá até um certo prazer." Christian Braad Thomsen

Link
Imdb

Sem comentários: