quinta-feira, 25 de junho de 2015

Têmpera de Herói (Buchanan Rides Alone) 1958

No caminho de regresso para casa, Tom Buchanan (Randolph Scott), passa pela cidade de Agry, na fronteira entre a California e o México, e acaba por se envolver num conflito entre o mexicano Abe Garbo, e a familia que domina a região, do mesmo apelido que o nome da cidade.
"Buchanan Rides Alone" continua o famoso ciclo de westerns realizados por Bud Boetticher e interpretados por Randolph Scott, embora seja talvez o mais "leve" da série, e também o mais fácil. Até aqui os filmes eram conhecidos por dar ao herói do western normalmente sisudo um sentido de humor e um sorriso pronto, mas este filme em particular é dominado por um sentido cómico e um sentimento de slapstick. O herói é largamente incompetente, tropeçando no meio dos problemas, ficando de fora apenas como forma anárquica, e, de seguida, tropeçando de volta para o meio das coisas. Scott interpreta um Buchanan solitário, que acaba de passar algum tempo como mercenário no México, ganhando dinheiro suficiente para cumprir o sonho mais comum de qualquer cowboy: comprar um pedaço de terra só para si.
No seu conjunto, "Buchanan Rides Alone" é mais um western interessante da equipa Boetticher / Scott, um estudo de contrastes, em que a um drama sério e por vezes sangrento é substituido pelo factor cómico, neutralizando a sensação de perigo real, neste história. Em vez disso, é um western engraçado, bastante acessível, cujo tom irreverente é melhor representando pelo momento em que Scott, depois de um disputa no saloon com um adversário, lhe pisca um olho. Tentem imaginar um actor como Gary Cooper a fazer isso, e então saberão o quanto esta série de filmes é diferente dos mais comuns westerns.

Link
Imdb

Sem comentários: