segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cancêr (Cancêr) 1972



Nas palavras do próprio Glauber, “o filme não tem história. São três personagens dentro de uma ação violenta. O que eu estava buscando era fazer uma experiência de técnica, do problema da resistência de duração do plano cinematográfico. Nele se vê como a técnica intervém no processo cinematográfico… Resolvi fazer um filme em que cada plano durasse um chassi, e estudar a quase-eliminação da montagem quando existe uma ação verbal e psicológica dentro da mesma tomada.”
Filme polémico de Glauber Rocha, que começou a filmá-lo em 1968,  no mesmo ano de "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", e com parte do elenco deste. "Cancer" seria o seu primeiro filme underground, marcado por uma postura combativa contra as convenções sociais.
Filmado em quatro dias, levou quatro anos para ser montado, acabando por ser a única obra de Rocha ligada ao movimento do cinema marginal.  Foi filmado com uma câmera Éclair de 16mm, segundo o realizador, para explorar ao máximo takes longos e sem cortes (inspiração de Straub).

Link
Imdb

Sem comentários: