sábado, 20 de junho de 2015

Os Westerns de Budd Boetticher e Randolph Scott

Ao longo da história do cinema foram muitas as estrelas que, de alguma forma, ficaram ligadas a realizadores. Por vezes, esses realizadores sentiam-se inspirados pelos actores, ou actrizes, chegando a construir filmes ou personagens à volta deles.
No Western, estas duplas - realizador/actor - eram muito comuns. Basta lembrar que John Wayne ficou para sempre ligado a John Ford, e juntos fizeram alguns dos melhores filmes do género. Nos anos cinquenta, Anthony Mann e James Stewart fizeram uma série de westerns psicológicos que hoje em dia colocam-se entre os mais importantes. Já Sérgio Leone realizou a trilogia dos Dólares à volta de personagens de Clint Eastwood.
 Nos anos 50, Budd Boetticher era um realizador desconhecido, um autor, dedicado a filmes de série B, quer fossem comédias, westerns, ou filmes noir. Amado por cinéfilos invertebrados, mas também por todos aqueles que partilhavam uma visão da América que incluísse honra, dever, cavalos e a paisagem física do western americano, os seus westerns geralmente tinham um herói solitário, quase sempre silencioso, por vezes alienado do mundo, numa paisagem que lhe era hostil. As suas intenções chegavam mesmo a confundir-se com a dos vilões. Os seus melhores filmes eram existencialistas e emocionalmente ambíguos, mas continuava a haver um tom moral, que de certa forma girava em volta da sua própria integridade.
Boetticher encontrou um rosto, e um actor, para as suas personagens: Randolph Scott, que apenas começou a trabalhar com ele quando tinha 57 anos. A figura de Scott era perfeita para estas personagens, de rosto taciturno e solitário. Scott já era uma grande estrela nesta altura, mas nunca esteve tão bem como nestes westerns minimalistas de Boetticher. Interpretava sempre homens de poucas palavras, muitas vezes com uma história trágica que impulsionava as suas acções arriscadas e altruístas. A colaboração entre os dois apenas durou cinco anos (entre 1956 e 1960), mas espalhou-se por 7 filmes:
Embora não haja nenhuma teoria específica sobre o assunto, quer de críticos ou de estudantes de cinema, Boetticher é muito estimado por este grupo de filmes que fez com Scott. Todos eles fruto de produções de baixo orçamento, todavia com uma enorme precisão, como poderão evidenciar. Resumindo, estamos perante um pequeno pedaço da história do cinema americano, a não perder.




Aqui ficam os 6 filmes que farão parte deste ciclo:

- "Seven Men From Now" (1956)

 - "The Tall T" (1957)

- " Decision at Sundown" (1957)

 - "Buchanan Rides Alone" (1958)

- "Ride Lonesome" (1959)

- "Comanche Station" (1960)

* Texto originalmente publicado aqui.

2 comentários:

Rodrigo Duarte disse...

Chico, muito bacana! Eu quase pedi que realizasse esse ciclo há uns dias atrás. Embora seja frequentador assíduo do seu espaço, só recentemente que me dei conta que você disponibiliza todos os filmes que comenta. Inclusive, se fosse possível, eu gostaria de lhe pedir que disponibilizasse o ciclo de Jacques Tourner pelo Mega. Tentei baixá-los do jeito que se encontram, mas infelizmente não foi possível. Vida Longa ao My Two Thousand Movies.
Abraço.
Rodrigo

My One Thousand Movies disse...

Oi Rodrigo, sim. Vou ver se recupero os filmes do Jacques Tourner em breve.
Abraço