domingo, 21 de junho de 2015

7 Homens Para Matar (Seven Men From Now) 1956

Ben Stride (um ex-xerife) persegue sete homens que fizeram um assalto em Wells Fargo, e assassinaram a sua esposa. Stride vive atormentado pelo facto de que o seu próprio fracasso para manter o seu emprego foi a esposa trabalhar no sitio que foi assaltado, e por isso ele sente-se responsável pela sua morte.
Durante a década de 50, Bud Boetticher realizou dois famosos filmes sobre touradas: "The Bullfighter and the Lady" e "The Magnificent Matador". John Wayne produziu o primeiro, e foi por essa razão que convidou Boetticher para este pequeno western. Seria a primeira das sete colaborações do realizador com o actor Randolph Scott, colaborações essas que impulsionaram este ciclo, e também a primeira colaboração com Burt Kennedy, que na década seguinte se tornaria um dos realizadores mais importantes de série B americana. Houve quem os classificasse de "chamber westerns", e considerasse como uma das descobertas mais gratificantes do cinema dos anos 50. Eram obras psicologicamente complexas, equivalentes para os westerns americanos como Val Lewton estava para os filmes de terror dos anos 40, de quem já vimos alguns filmes neste blog.
Este filme de estreia era muito moderno esteticamente, muito tenso, e com personagens tão ou mais desenvolvidas do que famosas obras posteriores de realizadores como Sergio Leone ou Sam Peckinpah. Duas outras duplas podem colocar-se ao mesmo nível destas colaborações: Delmer Daves/Glenn Ford e Anthony Mann/James Stewart.
"Seven Men From Now" separa-se dos vulgares westerns na abordagem que faz conceito do bem e do mal. Os chamados "vilões" neste filme não se vestem de preto e com cara de maus, e o herói não executa apenas tarefas altruístas. Todos os tipos de personagens convivem entre eles, e tal como Jean Renoir disse em "A Guerra do Jogo": "toda a gente tem as suas razões". Poucos filmes demonstram tão bem este tipo de sentimento, como este.Um destaque muito especial para o papel de vilão de Lee Marvin.

Link
Imdb

Sem comentários: